domingo, 3 de março de 2013

Raid da Lama 2013


Decorreu no dia 3 de Março mais uma edição do Raid da Lama.

O percurso com cerca de 50 km de distância e um acumulado de subida de 1200m tornou-se duro devido a alguma lama existente nos trilhos e no constante sobe e desce do percurso. as partes rolantes eram feitas sempre a abrir!




Aproveitando o Test Ride GT 2013, organizado pela Bikezone, utilizei nesta prova uma bicicleta de suspensão total com roda 29', uma GT Zaskar Carbon 9r Expert.


Gostei da experiência, e espero num futuro não muito longínquo, mudar para uma, mas rígida (mais leve).
Por inexperiência coloquei pressão a mais nos pneus (3.2 Bars em vez de 2.8-2.9) o que fez com que a frente derrapasse em curvas com terra ou areia. Por  isto era obrigado a travar bastante mais, fazendo-me perder velocidade nas saídas das curvas.






Em relação às subidas é necessário fazer mais força nas pernas, mas nas subidas lentas a aderência é bastante melhor. A descer, nem se fala! Um canhão! Até acaba por ser perigosa devido à velocidade que se consegue atingir!

Fiz esta prova em 2h45 minutos e acabei na 22º posição de 78.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

2º BTT XCO "Citânia do Facho"



Decorreu no passado dia 10 de Fevereiro a minha primeira prova de XCO deste ano, o 2º XCO Citânia do Facho, 1ª prova do Camp. Regional de XCO do Minho.

Num dia bastante chuvoso, o circuito bastante técnico, tornou-se bem mais perigoso devido à lama existente nas descidas vertiginosas.


O circuito com cerca de 3,7km era bastante exigente fisicamente pois tinha poucas zonas de descanso: ou subia ou descia!

Participei na Promoção, onde tinha que dar 2 voltas ao circuito. Fiz as 2 voltas com um tempo de 1h03, e na 2ª volta ainda tive a dar uma força à Ilda Pereira que estava num estado de hipotermia e ao colega Filipe dos Santos, que estava parado a meio do trajecto sem conseguir mexer os braços. Por força disso, tive de trazer a bicicleta dele até à meta, fazendo com que perdesse muito tempo. Mas, o mais importante foi que ambos chegaram à meta e puderam ser assitidos.   Algumas fotos:    












quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

3H BTT Gião



Decorreu hoje a minha 1ª prova do ano. E que prova!

Esta prova de resistência consisitia em dar o maior número de voltas, a um circuito com cerca de 7,5km, num espaço de 3h.

A prova foi duríssima, devido ao desgaste física causado pela lama. Acho que 75% do circuito estava cheio de lama que ia piorando volta para volta, devido á constante chuva que se fazia sentir.

Ainda deu para caír umas 2 vezes mas sem consequências...

A minha bicicleta também teve alguns problemas mecânicos que me fizeram perder algum tempo.

Demorei cerca de 3h02 para realizar cerca de 4 voltas (mais um start loop). Oficialmente, fiz 3 voltas em 2h15, pois como não terminei a 4ª volta até ás 3h de prova, não foi contabilizada.

Em relação à minha classificação, fiquei em 11º de 31º atletas. Foi um bom treino de força e resistência...

Algumas fotos...






Estatísticas 2012

Passado mais um ano, chegou a altura de fazer um rescaldo da época que acabou.


Em primeiro lugar, posso dizer que o facebook veio destabilizar a coisa, pois este blog, simplesmente não tem sido utilizado. Uma das promessas para 2013 é fazer atualizações periódicas! :)

Em relação ao BTT não cumpri um dos meus objectivos que tinha estabelecido que era fazer mais Maratonas. Apenas participei em 4 e eram meias maratonas ( Vila do Conde, 5 Cumes,  Raid TNT e Gerês). Isto deveu-se ao calendário preenchido de provas XCO em que participei (16 divididas por vários campeonatos), como também, ao acompanhamento dos atletas da Escola Ciclismo Bravuscuras nas suas provas, como treinador.


A época também ficou marcada pela lesão que tive com a queda que dei no XCO Gião, em que me obrigou a estar parado cerca de 3 semanas. Mesmo assim, aumentei substancialmente os km´s pecorridos em relação a 2011 (mais 1175 km).

Para finalizr, não posso deixar de referir que participei em 2 provas de atletismo de10 km de distância 1ª Corrida Popular de Matosinhos e a  São Silvestre do Porto), já como preparação para a época de 2013.


Em 2013, espero melhorar as minhas prestações, nas provas em que vou participar.


Deixo como de costume alguns gráficos: