terça-feira, 29 de junho de 2010

Serra Pias - Valongo

Realizou-se, hoje, dia 29/6 mais um treino para Cadetes e Juvenis, onde comparecerem o Correntes, o Ronca, o Tombos, o Sustos e a Mariana.




Mais uma vez, deslocamo-nos a Valongo para subir a Serra de Pias. O percurso com cerca de 25km, foi bastante duro pois começamos logo a subir até o Sanatório (cerca de 2km). A partir daí foi sempre a descer até o Rio Ferreira. Pelo meio, o Sustos e o Ronca furaram. Os nossos atletas tiveram a oportunidade de descer "o Globo", uma descida a pique, cheia de pedra, onde é necessária bastante técnica e concentração de forma a não haver quedas.

Depois de uma parte mais plana, começava o nosso desafio: subir a Serra de Pias!

Esta subida, com cerca de 3,5km de extensão, levou-nos de uma altitude de 40m acima do nível do mar até os 360m. Esta subida tem partes dificeís pois além da inclinação, o terreno estava com muita terra e pedra solta, o que nos obrigava a escolher os melhores caminhos para a roda não derrapar.

A parte final da volta foi feita por estrada, mas fez mossa nos nossos atletas, pois depois do cansaço acumulado, tiveram ainda de fazer 4km a subir até à carrinha.

Este treino teve a duração de 1:45m a uma média de 13,98 km/hora.

domingo, 27 de junho de 2010

Camposa - Valongo

Hoje para variarmos de percurso e aumentar a resistência dos atletas da nossa Escola, fomos dar uma volta pela Serra de Suzão (valongo) (volta da Camposa).

Compareceram a este treino o Tools, o Correntes, o Fininho, o Francisco, o Tombos e o Ronca.


A volta teve a extensão de 35 km e duramos cerca de 2h39m a realizá-la. Pelo meio tivemos um furo.

O trajecto caracteriza-se por um constante sobe e desce, e como sempre muita pedra, o que faz com que muitas das subidas e descidas sejam técnicas e perigosas.

O calor  também dificultou o treino mas ao mesmo tempo proporcionou uns bons momentos de brincadeira, quando se encontrou uma fonte de água fresquinha, para nos refrescármos. Só faltou mesmo o banho completo...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

5# Taça de Portugal XCO - Tábua

Decorreu no passado dia 20 a quinta e última etapa da Taça de Portugal em XCO.

A prova decorreu na localidade de Tábua, num circuito pouco técnico (tinha uma ou duas descidas mais complicadas devidos aos regos que se formaram, à medida que os atletas passavam), mas muito exigente fisicamente.


Nesta prova senti-me muito mal fisicamente, pois não tinha treinado nada na semana que a antecedeu, devido à estadia com o Ervas no Hospital, como também ao pouco repouso que tive. Claro que o meu excesso de peso não contribuíu em nada para as duras subidas que havia no circuito.

Em relação a classificações, fiquei em 28º lugar de 32 atletas à partida.

Lesão do Ervas

Pois é... Este desporto nem sempre traz alegrias...

O Filipe num treino de XCO na nossa pista em Leça do Balio, deu uma queda na descida mais técnica, tendo caído mal. Como consequência, partiu os 2 ossos do antebraço esquerdo.


Teve de ser submetido a uma operação cirúrgica de urgência, e colocaram-lhe 2 ferros de forma a cicatrização ser mais rápida.



Prevê-se que terá de andar com gesso durante 6 semanas e para recuperar completamente, mais 4 meses.

Portanto a época desportiva deste ano já acabou para o Ervas, é pena, pois estava a subir de forma para o Encontro nacional de Escolas que se irá realizar em Mangualde.

O Filipe neste momento está bem e agradece a todos os que o apoiaram neste momento difícil.