terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Início da época 2010 Team Correntes

Neste fim de semana que passou, o Team Correntes iniciou a sua época de BTT.

O primeiro a entrar em acção fui eu, no Sábado dia 13/2, no Raid da Lama. Este evento sem carácter competitivo, desenrolou-se no Concelho de Vila do Conde, num percurso com cerca de 50km e um acumulado de 868 metros.


Fui a este evento com o Vítor Santos e mais tarde, já no desenrolar da prova, apanhamos o Pedro Ferraz. O nosso objectivo era fazer um treino aeróbico, perto do limiar anaeróbio, e desenvolver a técnica de andar na roda uns dos outros, à vez.























Eu e o Vítor partimos quase no final do pelotão, composto por cerca de 600 atletas, por termos chegado um pouco atrasados. Por isso, já tinhamos delineado uma estratégia, em que no ínicio puxaríamos um pouco mais, para ultrapassar os atletas mais lentos e no meio do percurso abrandaríamos, para então fazer o nosso treino aeróbio. Tudo estava a correr como planeado, até que uma pequena avaria no meu desviador da frente, fez-nos parar e sermos ultrapassados por muitos concorrentes. Decídimos então que não valia a pena continuar com o nosso ritmo elevado, e abrandamos para o ritmo de treino.

Um pouco depois apanhamos o Pedro Ferraz que ia num ritmo mais lento, pois está um pouco atrasado nos treinos. Acompanhamos o Pedro até ao final do evento, com um ritmo mais baixo do que pretendíamos, mas como é óbvio, não iríamos deixar o Melga sozinho.

No final acabamos com cerca de 4h de prova e o Melga com um grande empeno.

No Domingo, fui acompanhar os Cadetes e Juvenis da Escola Liberty Seguros BTT Matosinhos, à 1ª prova do Inter-Regional de XCO, na nova pista do Caseirão, em Borralha, Águeda.

Esta nova competição, criada pela F.P. de Ciclismo, desenrola-se em 4 eventos: Águeda, Vila real, Barcelos e Amarante e tem como objectivo, promover o BTT nas Associações de Ciclismo de Aveiro e de Vila Real.

Foi a minha 1ª prova como atleta federado, em que participei na classe dos Veteranos A. Tinha como curiosidade ver os andamentos desta classe, e sem surpresa nenhuma, comprovei que esta classe anda mesmo muito!

As minha expectativas de atingir um bom lugar não eram nenhumas, pois sentia um cansaço e dorido nas pernas pelo que tinha andado no dia anterior (além da prova do Raid Lama, na parte da tarde, fui dar treino para o Monte S. Brás, aos juvenis da Escola). Como é lógico fiquei em último com 3 voltas de 4 que deveria ter dado...


Apesar de, após cada volta que terminava, pensar em desisitr, resolvi não o fazer, optei antes por baixar um pouco o ritmo e aproveitar os belos singletracks do circuíto para treinar a minha técnica.

De destacar a presença de Selecção Nacional de Femininas, Júniores e Sub-23 neste evento.

O Filipe (Ervas) também iníciou a sua época neste circuíto, na sua nova classe, os Juvenis. Com cerca de 7 atletas à partida, o Filipe terminou no 4º lugar, numa prova ganha pelo seu colega Xico (Fininho).


O Filipe, apesar de estar um pouco atrasado nos treinos, fez uma prova de esforço, de trás para a frente, pois ultrapassou 2 atletas ao longo da prova. No fim, terminou a sorrir, o que demonstra o grande empenho e a satisfação por praticar este desporto.

Sem comentários: