quarta-feira, 4 de março de 2009

Raid Luso Alpes - 9 de Julho 2005

Decorreu dia 9 de Julho o Raid LusoAlpes, organizado pelo Clube de BTT da Casa do Povo da Retorta, onde os cerca de 72 participantes podiam escolher um dos 3 níveis disponíveis. Este passeio foi realizado em autonomia, com a utilização de GPS, onde os atletas podiam correr individualmente ou por equipas (até 5 elementos).

Os trajectos estavam divididos da seguinte maneira:

Nível 1 – 61 km com um acumulado de subidas de 2000m
Nível 2 - 87 km com um acumulado de subidas de 3000m
Nível 3 - 115 km com um acumulado de subidas de 4000m

O início do passeio foi em Amarante, depois passava-se no alto do Marão, o nível 3 ainda ia ao alto do Alvão e depois regressava-se a Amarante.

Eu decidi correr individualmente e estava decidido a fazer o percurso 2. Depois de ter feito uma subida de 25 km e ter chegado ao 1º ponto de abastecimento (onde podia decidir se fazia o 1º nível e voltava para Amarante ou se continuava para o nível 2) achei que ainda tinha condições físicas para fazer o 2º nível e decidi continuar. De relembrar que neste dia devemos ter apanhado temperaturas de quase 40ºC. A partir deste altura juntei-me a um grupo de 3 BTtistas e íamos ultrapassando as diversas dificuldades juntos. Quando chegamos a uma fonte já na estrada para a Serra do Alvão (km 58) um dos ciclistas desistiu e continuamos os 3. Como os outros 2 tinham um andamento superior ao meu e eu já estava cansado, com os músculos a fraquejarem, fiquei para trás e fiz cerca de 15 km sozinho. Quando cheguei a um cruzamento com uma estrada secundária, enganei-me no percurso, obrigando-me a andar mais de 2,5 km sempre a subir. Psicologicamente e fisicamente fiquei arrasado e com medo de chegar muito tarde a Amarante pois ainda faltavam cerca de 17 km para acabar decidir desistir nesta altura. Contabilizando, fiz cerca de 73,9 Km a uma média de 10,3 km/hora.

Sinto-me frustrado por não ter atingido o meu objectivo mas fico com a vontade de um dia voltar a realizar novamente este percurso mas com um pouco menos de calor...

Sem comentários: