domingo, 13 de novembro de 2011

BTT Valongo -13/11/11


Hoje de manhã lá fui dar mais uma volta de bicicleta, desta vez com os meus amigos de Valongo.



Num dia  chuvoso e ventoso, lá começaram 7 malucos o treino de hoje (Santos, Carlos, Rui Pinto e Rui Cabeda, João, Quim e eu, claro). Mais tarde juntou-se a nós o Pedro, como sempre, em grande forma. Resolvemos fazer a volta do Mequinho, seja lá o que isso for, só sei que subimos e subimos, para depois descer, tipo em 3 minutos...







O terreno estava bastante duro e perigoso devido às chuvadas que têm caído, com zonas com muita pedra escorregadia. Não houve avarias de maior e só houve uma queda, do Rui Cabeda, mas sem consequências de maior.




No total fizemos cerca de 60 km, em 4h com um acumulado de subidas de mais ou menos 900m.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Passeio do Mar

Dia 1 de Novembro, resolvi aproveitar o feriado para ir dar uma volta de bicicleta.

Retomei um hábito antigo, que é andar de BTT sozinho com o meu GPS e tentar descobrir alguns caminhos, sempre com um objectivo em mente.



Assim, resolvi ir de Matosinhos a Vila do Conde, sempre o mais próximo do mar. Descobri que havia cerca de 10km de passadiço sobre as praias! Após percorrer as praias todas ( Leça da Palmeira, Agudela, Lavra, Angeiras, Labruge, Mindelo, Azurara, entre outras) cheguei a Vila do Conde passado cerca de 1h30.





Em Vila do Conde foi tempo de comer um pequeno reforço alimentar e tomar café.. Para a vinda decidi que não viria pelo mesmo caminho mas também não me estava a apetecer vir pela Estrada Nacional. Assim, decidi vir por estradas rurais, evitando ao máximo o trânsito automóvel.



Foram umas horas engraçadas onde descobri alguns caminhos engraçados, desfrutei do bom tempo que se fazia. Ao mesmo tempo, fiz uns caminhos errantes, obrigando-me a voltar para trás, mas essa parte acaba por ser engraçada também. Também houve tempo para um OTB, felizmente sem consequências.

Ao todo, percorri cerca de 60km em 2h58, a uma média de 20 km/h. (tempo em movimento). No total foram cerca de 3h16.

Resolvi chamar a este passeio, Passeio do Mar :)

1ª Maratona APPCDM Maia


Decorreu no passado dia 30 de Outubro de 2011 a 1ª Maratona de BTT da Maia, inserida na Taça regional de XCM da AC do Porto.

Com dois trajectos diferentes( um de 40km e outro de 60km) tive de percorrer o mais longo, pois participei na corrida dos federados, no escalão dos Master A.



O meu objectivo principal era acabar a maratona em menos de 4h (objectivo conseguido! terminei com 3h51) e divertir-me o mais possível.

A maratona percorreu vários trajectos já conhecidos, levando-nos a Vilar de Luz e Vale Pisão. O percurso era engraçado com algumas descidas técnicas, e em certas partes, algo pesado devido à lama existente, fruto das chuvas dos últimos dias. Ao mesmo tempo foi duro ao nível físico devido ao constante sobe e desce, tendo a maratona um acumulado de subida de 1260m.

Durante os primeiros 30km, parte deles fiz sozinho e/ou com outros participantes, nessa altura o Vítor Santos (Ferramentas) juntou-se a mim, e percorremos o resto da maratona em conjunto.

No final acabei em 22º lugar de 27 à partida, com o tempo oficial de 3:51:44.