domingo, 15 de março de 2009

Treino Escola BTT Matosinhos ADSL

No dia 15 de Março decorreu mais um treino de BTT da Escola BTT Matosinhos ADSL. Numa bela manhã primaveril, a afluência de crianças foi grande, pois quase todos os miúdos da escola puderam estar presentes. Assim, com os treinadores Vítor e Pedro ficaram os iniciados que tiveram oportunidade de treinar gincanas e os infantis e juvenis foram comigo para a pista de Guifões, onde tiveram oportunidade de treinar, principalmente a técnica. Foram ter à pista o cadete Lapa e o júnior Joel da equipa BTT Matosinhos, que puderam transmitir os seus conhecimentos técnicos e motivação aos colegas mais novos.


Vejam as fotos aqui e os videos nos links abaixo:



sexta-feira, 6 de março de 2009

5º Troféu de Orientação do Porto.

Integrado nas actividades do Dia Nacional da Orientação, vai decorrer no dia 14 de Março, o 5º Troféu de Orientação do Porto.

Evento de Orientação pedestre, pontuável para o ranking Norte da Taça da Federação Portuguesa de Orientação, aberta a pessoas de qualquer idade, podendo participar nas Categorias de competição ou as categorias abertas, individualmente, ou em grupo.

Este evento vai-se realizar no parque S. Roque e no Monte Aventino.
Mais informações em:

2º BTT de Tregosa (Cross Country)




O Campeonato Regional do Minho de BTT (Cross Country) começa no próximo dia 8 de Março (domingo) em Tregosa, Barcelos.Esta será a primeira de dez provas de Cross Country previstas para o Campeonato Regional do Minho de BTT - 2009.
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Desportiva e Cultural de Tregosa, o programa do 2º BTT de Tregosa começa pelas 10 horas.Estão previstas provas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos (A e B).

quarta-feira, 4 de março de 2009

Raid Luso Alpes - 9 de Julho 2005

Decorreu dia 9 de Julho o Raid LusoAlpes, organizado pelo Clube de BTT da Casa do Povo da Retorta, onde os cerca de 72 participantes podiam escolher um dos 3 níveis disponíveis. Este passeio foi realizado em autonomia, com a utilização de GPS, onde os atletas podiam correr individualmente ou por equipas (até 5 elementos).

Os trajectos estavam divididos da seguinte maneira:

Nível 1 – 61 km com um acumulado de subidas de 2000m
Nível 2 - 87 km com um acumulado de subidas de 3000m
Nível 3 - 115 km com um acumulado de subidas de 4000m

O início do passeio foi em Amarante, depois passava-se no alto do Marão, o nível 3 ainda ia ao alto do Alvão e depois regressava-se a Amarante.

Eu decidi correr individualmente e estava decidido a fazer o percurso 2. Depois de ter feito uma subida de 25 km e ter chegado ao 1º ponto de abastecimento (onde podia decidir se fazia o 1º nível e voltava para Amarante ou se continuava para o nível 2) achei que ainda tinha condições físicas para fazer o 2º nível e decidi continuar. De relembrar que neste dia devemos ter apanhado temperaturas de quase 40ºC. A partir deste altura juntei-me a um grupo de 3 BTtistas e íamos ultrapassando as diversas dificuldades juntos. Quando chegamos a uma fonte já na estrada para a Serra do Alvão (km 58) um dos ciclistas desistiu e continuamos os 3. Como os outros 2 tinham um andamento superior ao meu e eu já estava cansado, com os músculos a fraquejarem, fiquei para trás e fiz cerca de 15 km sozinho. Quando cheguei a um cruzamento com uma estrada secundária, enganei-me no percurso, obrigando-me a andar mais de 2,5 km sempre a subir. Psicologicamente e fisicamente fiquei arrasado e com medo de chegar muito tarde a Amarante pois ainda faltavam cerca de 17 km para acabar decidir desistir nesta altura. Contabilizando, fiz cerca de 73,9 Km a uma média de 10,3 km/hora.

Sinto-me frustrado por não ter atingido o meu objectivo mas fico com a vontade de um dia voltar a realizar novamente este percurso mas com um pouco menos de calor...

3º Passeio Valongo - 24 de Outubro 2004

Decorreu dia 24 de Outubro o 3º passeio organizado pela Extreme Bike, na Serra de Valongo com a participação de 23 atletas. Este passeio teve a extensão de 24.5 km e teve alguma dificuldade técnica devido ao piso escorregadio e à lama. Neste passeio houve uma desistência por avaria mecânica e alguns furos mas isto não tirou o entusiasmo e dedicação de todos os participantes.


Para ver as restantes fotografias, clique aqui.

BTT na Figueira da Foz - 26 de Setembro 2004


Decorreu no dia 26/09 o 2º passeio de BTT na Figueira da Foz, organizado pelo InfoBTT.com/T.R. Brenhense com a extensão de 26 km e a participação de 103 atletas. Este passeio teve uma dificuldade média pois o percurso era quase sempre realizado em singletracks e com uma grande variedade de pisos (estrada, terra, pedra e areia).


De salientar a excelente organização e as belas paisagens que pude vislumbrar neste percurso.


2º Passeio Valongo - 12 de Setembro 2004


Decorreu no dia 12 de Setembro o 2º passeio de bicicleta em Valongo, organizado pela Extreme Bike, com 27 participantes, em que todos puderam apreciar e desfrutar da bela paisagem da Serra de Valongo. O passeio teve a extensão de 24.5 Km com um percurso bastante variado, desde subidas em terra e alcatrão, descidas em terra e em paralelo, alguma lama e água.


Neste passeio participaram pessoas que nunca tinham realizado um passeio com esta extensão como também, algumas crianças. Todos os participantes demonstraram grande espírito de entreajuda, paciência e determinação.

Para ver as restantes fotografias, clique aqui.

1º Passeio Valongo - 4 de Abril 2004



Decorreu dia 4 de Setembro o 1º passeio organizado por mim, na Serra de Valongo com a participação de 11 atletas. Os 10 Km fáceis, inicialmente previstos, passaram a 15 Km com um grau de dificuldade física e técnica alta como podem ver nas fotos.

O S. Pedro também nos ajudou pois esteve sempre sol mas em contrapartida também esteve mais calor.

De referir que a este passeio foram 2 crianças com 7 e 9 anos que deram um bom exemplo de sacrifício, pois aguentaram até ao fim sempre com grande entusiasmo.